Nem mesmo a chuva que caiu no início da madrugada desta terça-feira intimidou os carnavalescos que escolheram Jaguari para cair na folia. Foi sob água, confete e serpentina que o carnaval de rua da cidade reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar.
Gente de todas idades, solteiros, casados ou acompanhados por amigos, se contagiavam pelos diferentes ritmos emitidos pelas caixas de som dispostas ao longo da Avenida Severiano de Almeida.
Também não faltou bebida ou comida nas tendas que ocuparam a extensão de um dos lados da avenida. Do outro, foram instalados 32 camarotes.
Acompanhando um dos filhos, o agricultor José Paulo Guerra, 58 anos, contou que sempre vai aproveitar a festa de perto:
_Gosto da música e de toda essa festa que vai da manhã à noite. Há liberdade e segurança para isso aqui em Jaguari, esse é nosso diferencial, explica Guerra.
A administradora Naiana Baccin, 26 anos, é natural da cidade e se orgulha em fazer carnaval ali desde criança:
_ É um legítimo carnaval de rua, que poucos lugares oferecem. Só lamento ser pouco divulgado, pois é um dos melhores da região, diz Naiana.
O carnaval na pequena cidade de 12 mil habitantes cresce a cada ano. O prefeito do município, João Mário Cristofari, atribui o sucesso a três fatores principais: a organização, a segurança e a gratuidade no evento. Segundo ele, há possibilidade de surpresa para o próximo ano, com a vinda de um show nacional.
_ Tentamos investir cada vez mais. Nos perguntamos, o que leva um grande número de pessoas a se reunir para dançar e cantar e repetir tudo no ano seguinte? Para nós, o carnaval de Jaguari se tornou um fenômeno.
Durante os cinco dias de festa, o público foi assegurado por cerca de 50 policiais, incluindo efetivo do Batalhão de Operações Especiais (BOE)e Brigada Militar de Santa Maria, além da BM de Jaguari e Santiago. A Polícia Civil e agentes fiscais da prefeitura também estavam presentes.
No trevo de acesso a Jaguari, o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BM) atuou na fiscalização de carros e aplicação de testes do bafômetro, para evitar acidentes de trânsito.
"